Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2013

AÇÃO IGREJA SOLIDÁRIA EM GURIRI

Imagem
Neste fim de semana além do Enem, moradores do balneário de Guriri tiveram um sábado agitado.  Foram ofertados na Igreja Presbiteriana de Guriri, diversos serviços de saúde, como: atendimento médico ( clínico geral, cardiologia, pediatria, odontologia, endocrinologista, dermatologista), atendimento de enfermagem e diversas orientações como da Dengue pela equipe do PESMS.  Ocorreu dia 26 de outubro das 8h às 16h. Realização: U.P.H e SEMUS.

ENTREGA DOS COLETES DE CAMPANHA CONTRA DENGUE

Imagem
E sta é mais uma conquista do Programa de Educação em saúde e Mobilização Social (PESMS), após um ano conseguimos a confecção dos COLETES para serem usados nas Campanhas contra a Dengue. A proposta é que sejam usados e devolvidos logo após o uso, assim manteremos o uso dos mesmos por muito mais tempo, gerando assim uma economia ao cofre público, já que diminui a quantidade de confecção de camisetas. Outra possível forma de uso será como mais uma peça do uniforme dos A.C.E que utilizarão nas atividades diárias durante visitas nos domicílios. Contudo, serão utilizados nas ações, campanhas e atividades direcionadas ao processo de conscientização da população e também quanto aos cuidados e sintomas da doença.  Foram 300 coletes confeccionados e entregue ao setor da Vigilância epidemiológica sob responsabilidade do programa PESMS. Segue fotos:

PALESTRAS (DENGUE) "EMEF PROFª. MARIZETE VENÂNCIO NASCIMENTO"

Imagem
Iniciamos no dia 27 de setembro e concluímos nesta quarta-feira (09/10) o ciclo de palestra de prevenção à Dengue na escola "Profª Marizete Venâncio Nascimento" no bairro Aroeira, em parceria com o projeto desenvolvido pela escola com o tema " Vamos Acertar o Mosquito: Acabe com a Dengue."  Este projeto envolve os alunos do 1ª ao 5º ano do fundamental e culminará no dia 08 de novembro de 2013. Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos quanto as medidas de prevenção e aos sintomas da doença, a Secretaria de Saúde através do programa de educação em saúde (PESMS) tem colaborado com o desenvolvimento das atividades do projeto, ministrando palestra sobre o vetor que se estendeu em quatro dias atingindo todos os educandos. Segue imagens das palestras ministrada pelo Mestrando Pedro Paulo Nardotto:

MENINGITE

Imagem
CONTATO: 27 3767-8545

OUTUBRO ROSA 2013

Imagem
A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Saúde, realiza a “Campanha Outubro Rosa 2013: A Prevenção Começa com a Conscientização”. O intuito desta campanha é promover a saúde da mulher e a prevenção contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas ações nas Unidades de Saúde do município que irão atender toda a população. Serão realizadas palestras, panfletagens, orientações sobre o câncer coleta de preventivos, exames clínicos, além de encaminhamentos dos pacientes se detectados algum nódulo ou alteração na mama. O Outubro Rosa é uma campanha que teve início nos Estados Unidos, tendo como principal objetivo a diminuição dos índices de diagnósticos avançados do Câncer de Mama. O símbolo da campanha é o laço rosa, que remete a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. Segundo dados do INCA- Instituto Nacional do Câncer – o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no Brasil. Todos estão convidados a aderir a campa

LEISHMANIOSE

Imagem
C onsiderando os casos notificados de Leishmaniose no interior do município, o programa de educação em saúde (PESMS) juntamente com a vigilância Epidemiológica vem realizando ações educativas ligada ao agravo nas localidades afetadas, tais como orientação através da equipe técnica da unidade local conduzido pela enfermeira Gilbelly H. Feitosa: Uso de álbum serial com dados sobre a doença; Distribuição de materiais informativos às famílias afetadas; Orientação na escola local. Dentre outras atividades.  Segue alguns dos materiais informativos utilizados para orientação: Brincando e aprendendo com o Jogo de tabuleiro. fôlder   Panfletos