REDUÇÃO DE 80% DOS CASOS DE DENGUE EM SÃO MATEUS

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DE 2011 E 2012 REGISTRARAM UMA GRANDE REDUÇÃO NOS CASOS DE DENGUE EM SÃO MATEUS


SEMANAS EPIDEMIOLÓGICAS 01 A 27 (01/JULHO)




  • Em relação ao mesmo período da Semana Epidemiológica (S.E) (01 a 27), chegamos a um total de 194 casos notificados cerca de 19,3%, apresentando uma redução de -80,7% de notificações até o dia 01 de julho da S.E. (27).
  • Referente aos casos de óbitos registrados no período, apenas em 2011 ocorreram 03 mortes, sendo um óbito por febre hemorrágica do dengue (FHD) e dois casos por dengue com complicação. Ambos notificados entre os meses de abril e maio.
  • Com relação ao IIP - Índice de Infestação Predial do Aedes aegypti, no mesmo período de janeiro à 1º julho (2011-2012), registramos que houve um pequeno aumento no número de focos encontrados, cerca de 0,14%. A principal causa foi o deficit de Agentes de endemias. A Secretaria Municipal de Saúde já realizou processo seletivo para readequação.

  • Analisamos que as ações desenvolvidas durante o período citado e todas as atividades de campo desempenhadas pelos profissionais da área de saúde para conter o avanço da doença e a proliferação do foco do Aedes aegypti, proporcionaram para a redução do número de notificações no município de São Mateus-ES em 2012.

Fonte: Vigilância Epidemiológica – Secretaria Municipal de São Mateus/2012.


Bairros com maiores registros de casos de notificações de Dengue 2011 – SE 27


 Fonte: Vigilância Epidemiológica – Secretaria Municipal de São Mateus/2012.

  • Analisamos que os bairros mais críticos são as localidades: Vitória, Aroeira, Bonsucesso e Santo Antônio situados em uma mesma região além do balneário de Guriri, tais áreas concentram mais da metade do número de notificações registrada no município. A grande concentração de notificações em uma mesma região nos remete a um entendimento de que tanto o trabalho desenvolvido pelos agentes quanto os cuidados de prevenção por parte da população não foram eficazes para a diminuição desse quadro. Contudo, se fez necessário o desenvolvimento de novas ações estratégicas para conter o avanço de casos da doença. (Tabela com gráfico das ações de Educação em Saúde).


Bairros com maiores registros de casos de notificações de Dengue 2012 – SE 27




Fonte: Vigilância Epidemiológica – Secretaria Municipal de São Mateus/2012.

  • Após a análise comparativa entre os gráficos que registram as notificações de dengue por bairro entre a semana epidemiológica 01 a 27 (2011-2012), percebemos uma grande redução, principalmente nas localidades que se destacaram em 2011. No entanto, nas localidades: Aroeira e Guriri, ambas permaneceram com números elevados comparados com os demais bairros, uma das causas foram o número de casas fechadas. Destaque também para os bairros Sernamby e Boa Vista que em 2012 passaram a se destacar com elevado número de infestação.

  • Salientamos que a redução dos números de notificações registradas até o momento, foram determinadas pelas inúmeras Campanhas de prevenção e controle desenvolvidas pelo Comitê Municipal de Controle à Dengue, das ações da equipe de controle vetorial e ações de Educação em saúde realizada pelo PESMS.

*  *  *

ESTA ANÁLISE BUSCA APRESENTAR A POPULAÇÃO OS EFEITOS DAS AÇÕES DE PREVENÇÕES REALIZADAS DURANTE TOPO O PERÍODO DESTACADOS ENTRE 2011 E 2012. ASSIM, CADA MORADOR PODERÁ COMPREENDER QUE AS SUAS BOAS ATITUDES PARA O COMBATE AO MOSQUITO E EM PROL DO BEM ESTAR DE SUA FAMÍLIA, COMO NA ELIMINAÇÃO DE CRIADORES DO MOSQUITO E DO ARMAZENAMENTO ADEQUADO DOS DEPÓSITOS, REFLETIRAM POSITIVAMENTE PARA  ESSA GRANDE REDUÇÃO DE CASOS DA DOENÇA.

CONTUDO, SALIENTAMOS A POPULAÇÃO QUE, MESMO QUE SEUS VIZINHOS NÃO TOMEM A MESMA ATITUDE, SAIBA QUE SEUS ATOS SOMADOS COM DE DIVERSAS OUTRAS PESSOAS TAMBÉM CONSCIENTES, RESULTARÁ EM BONS RESULTADOS COMO ESTE APRESENTADO, PORTANTO, CONTINUE COM A PREVENÇÃO.



LEMBREM-SE, COMBATER A DENGUE REQUER MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, FAÇA SUA PARTE!!!

NÃO DE CHANCE PARA O MOSQUITO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEISHMANIOSE

MI - AEDES Monitoramento inteligente de mosquitos Aedes

ENTREGA DOS NOVOS UNIFORMES DOS AGENTES DE ENDEMIAS (DENGUE)