CAMPANHA DE IST/ Aids NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS– SETEMBRO DE 2015


 As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

O novo Protocolo Clínico de Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde modifica a expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), conforme empregada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


As IST são frequentes, têm múltiplas origens e apresentações clínicas, e causam impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais. 

 A nova abordagem de Política Pública quanto as ISTs, envolve diversas formas de prevenção e assistência, combinando com rastreamento e tratamento dessas infecções sem sintomas aparentes e também das sintomáticas. 





 O diagnóstico e tratamento das pessoas com IST e de seus parceiros sexuais interrompe a cadeia de transmissão e previne outras infecções e possíveis complicações.


 o serviço de saúdEntre todas as ISTs no município de São Mateus, uma tem gerado grande preocupação para a saúde pública, apresentando grandes índices - a Sífilis



 Por se tratar de uma IST que leva ao desenvolvimento de seqüelas graves com o decorrer do tempo e que pode ser transmitida da grávida para o feto, inclusive na hora do parto, e provocar abortos, é de suma importância que a população esteja orientada quanto aos sintomas dessa doença e procure imediatamente e mais próximo de sua residência para avaliação médica. Em bairros onde não há Unidade de Saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município é o serviço de referência.









 Campanha de Prevenção e Combate à DST/ Aids no município de São MateusA Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, por meio da Coordenadoria do Programa Municipal de DST/Aids, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária em Saúde, Pronto Atendimento Municipal e Programa de Saúde da Mulher, considerando a importância da detecção precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis, realizará a Semana de Combate às IST.
A Campanha será realizada pelas equipes de Atenção Primária em Saúde, sendo abordado o assunto em todas as escolas Municipais e Estaduais em turmas pré-definidas junto à direção escolar e divulgado para toda a população dos bairros, culminando com um “DIA D” para realização de testes diagnósticos. O paciente que apresentar diagnóstico positivo, receberá a 





 prescrição médica para tratamento na própria Unidade de Saúde.Cada equipe definiu o melhor período e data para desenvolvimento da Campanha que ocorrerá entre os dias 08 e 26/09/2015, estando descrita em Programação detalhada.A campanha tem o objetivo de orientar a população sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis e conscientizar a população que a prevenção é simples.


ü  


 SERVIÇOS DE REFERÊNCIA MUNICIPAIS:
- Unidades de Atenção Primária em Saúde nos bairros
- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Av. José Tozzi, Nº 2552, Boa Vista, São Mateus Es. Telefone: (27) 3767-8565

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEISHMANIOSE

MI - AEDES Monitoramento inteligente de mosquitos Aedes

ENTREGA DOS NOVOS UNIFORMES DOS AGENTES DE ENDEMIAS (DENGUE)