Conheça e contribua no controle do Aedes aegypti

 

Ação de Controle ao aedes Aegypti realizada no Bairro Cohab

 

Diante do cenário atual com o crescente número de notificações das arboviroses (dengue, zika, e chikungunya) nos municípios da região norte e com o resultado apontado pelo 2º LIRAs de 2022 que classificou o município de São Mateus com risco médio, as ações de prevenção, controle e combate foram intensificadas em localidades com maior potencial epidêmico. Dentro dessa estratégia e observando como critério as notificações vindas da localidade, nos dias 16 e 17 de maio foram realizadas algumas atividades no bairro Cohab (antigo Forno Velho).


LI+T

Agente de combate a endemias inspecionando a caixa d'água.








Os agentes de endemias realizaram visitas nos imóveis desta localidade. Foram visitadas 863 residências, 37 comércios, 119 terrenos baldios também foram vistoriados e possíveis recipientes de depósitos de aedes foram eliminados; no total foram 1459 depósitos eliminados, dentre estes os mais encontrados no Li+T (levantamento de índice e tratatamento) foram os da categoria B (vasilha de bebedouro de animal, caixa degelo de geladeira, balde, etc.) que correspondem a cerca de 876 depósitos, nestes foram encontradas e coletadas 17 amostras positivas de aedes.  Destaca-se a importância epidemiológica dos depósitos da categoria B para a localidade, pois foram responsáveis por 37% de todas as amostras positivas coletas, 17 do total de 47 amostras.


PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social).


agentes comunitárias de saúde  e de endemias realizando ação de educação em saúde na comunidade.












A prevenção foi realizada pelo PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social) e contou com o apoio da APS (Atenção Primária em Saúde) e da E.M.E.F Drº Arnóbio Alves de Holanda. Nas ruas do bairro Cohab foram dadas orientações sobre os sintomas e os cuidados que são necessários para a prevenção das arboviroses,  sendo que o único modelo de prevenção é eliminando os criadouros do aedes. Participaram da promoção nas ruas do bairro as ACS e articuladores do PESMS. Foram utilizados materiais gráficos, veículo da vigilância e informes de orientações com spots do ministério da saúde amplificado na caixa de som. 


PESMS na escola Drº Arnóbio de Alves de Holanda apresentando as arboviroses aos alunos












A outra parte da ação focada na prevenção se desenvolveu na escola Drº Arnóbio Alves de Holanda, com a realização da feira: Conheça e combata o mosquito. A feira foi dividida em 05 partes (Ovos, Larvas, Pupa, Mosquito e Arboviroses).  Foi formulada e desenvolvida devido a importância de apresentar aos alunos o seu papel fundamental junto a sua família em combater o aedes, primeiro evitando a postura de ovos e depois interrompendo a conclusão do ciclo até a vida adulta. Foram apresentados os ovos, as larvas, pulpas, moldura apliada do aedes e no mural as arboviroses e sintomas além de vídeos e áudio sobre o tema. Foram contemplados alunos do quarto ao nono ano do turno matutino nos dias 16 e 17 de maio.

Controle Químico

Operador aplicando inseticida com a bomba costal  na comunidade











Foram realizadas aplicações perifocais nas madrugadas e noites anteriores aos dias da ação e continuam sendo feitas na localidade. A operação perifocal diferente das anteriores tem objetivo de combater o alado do aedes, diminuindo o risco de contágio de arboviroses.


Veja mais no INSTAGRAN:

https://www.instagram.com/p/Cds1Fg1uOwo/





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEISHMANIOSE

MI - AEDES Monitoramento inteligente de mosquitos Aedes

ENTREGA DOS NOVOS UNIFORMES DOS AGENTES DE ENDEMIAS (DENGUE)