FIXAÇÃO DE ARMADILHAS PARA A DENGUE

Cerca de 50 residências localizadas em  vários bairros ( Liberdade; Guriri Norte e Sul; Morada do Lago; Santo Antônio; Ideal; Boa Vista; Centro; Vila Verde e Posto Esso) deste Município, receberam ouvitrampas, uma espécie de armadilha que fixam os ovos do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue.
 
As localidades onde há mais focos do mosquito estão sendo alvo de uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Município em parceria com a Regional de Saúde, para diagnosticar a quantidade dos tipos distintos da dengue na cidade.
 
Cada ouvitrampa contém um recipiente com água limpa e tratada com inseticida, onde o mosquito deposita seus ovos.

As armadilhas irão  capturar  os ovos do mosquito. Através da coleta, o setor da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde pretende controlar a proliferação do Aedes aegypti na sua fase adulta.
 
Após a coleta dos ovos, todo o material será encaminhado à Regional de Saúde de São Mateus, para a realização de contagem dos ovos.
Depois de alocadas as ouvitrampas, os agentes de endemias retornam às residências, em um prazo de   07  dias, para buscar as paletas empreguinadas com os ovos, antes que elas se tornem mosquitos.
 
Lembrando que esta ação encontra-se em fase esperimental, e que a proposta é aplicar em todo os bairros do município.
 
Na cidade, este ano, ainda não houve nenhum caso de dengue provocada pelo vírus tipo quatro e nenhuma pessoa morreu ainda vítima da doença.

Seguem alguns registros da ação:
 
 

                                       
 
O coord. da Vig. Ambiental Wallas junto com o representante da Regional de Saúde, Jean, supervisionando a fixação  das ouvitrampa.
 
Armadilha fixada
Ouvitrampa 
      
               Preparação das Ouvitrampas


Equipe verificando àrea
 
Os resultados desta primeira experiência serão divulgado aqui assim que concluído.
 
 
PESMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEISHMANIOSE

MI - AEDES Monitoramento inteligente de mosquitos Aedes

ENTREGA DOS NOVOS UNIFORMES DOS AGENTES DE ENDEMIAS (DENGUE)