CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL

Imagem ilustrativa
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Ambiental (divisão de Controle de zoonoses), estende para o interior do município a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.

A campanha teve início no dia 2 de maio e vai até o próximo dia 18 no interior. Já na sede do município a campanha iniciou dia 19/05 e vai até o dia 9 de junho, somente aos sábados.

A raiva é uma zoonose, doença transmitida dos animais ao homem, é causada pelo vírus rábico, que ataca o sistema nervoso central causando gravíssimas inflamações cerebrais agudas. A transmissão da doença ocorre com o contato da saliva do animal infectado, logo as mordidas e arranhaduras de cães e gatos são consideradas como risco para a transmissão da raiva. Considerada incurável, a maneira mais eficiente de combater a raiva é vacinando os cães e gatos todos os anos.

Para este ano um contingente de 52 servidores municipais da Vigilância Ambiental e Epidemiológica estão escalados para vacinar em torno de 21 mil animais.

AS VACINAÇÕES NA SEDE DO MUNICÍPIO ESTE ANO REGISTROU UM AUMENTO
  517 VACINAÇÕES
A  MAIS COMPARADO COM O A ÚLTIMA CAMPANHA REALIZADA EM 2010.

A médica veterinária do setor de zoonoses da Secretaria de Saúde, Andrea Pariz, ressalta a importância da participação da população na campanha. “É indispensável para o sucesso da campanha, se o proprietário de animais não leva o cão ou gato ao ponto de vacinação mais próximo de sua casa ele corre o risco de deixar seu animal de estimação desprotegido e, além disso, manter o cão ou gato vacinado contra a raiva é uma obrigação do cidadão e um ato de responsabilidade e carinho pelo animal e pela família”, aponta a veterinária.

Confira a lista com dias, locais e horários para vacinar seu animal de estimação:


CONFIRAM ABAIXO ALGUMAS IMAGENS DA CAMPANHA:

foto: Pedro Paulo Nardotto
 A supervisora de endemias, Adinéia Braga Borges exercendo a função
de vacinadora no Bairro Ponte no sábado de 19/05/12.


O coord. do PESMS junto com a equipe de vacinação (B.Ponte).












QUEM AMA CUIDA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEISHMANIOSE

MI - AEDES Monitoramento inteligente de mosquitos Aedes

ENTREGA DOS NOVOS UNIFORMES DOS AGENTES DE ENDEMIAS (DENGUE)