ATENÇÃO

PESMS - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: Este sítio tem como objetivo divulgar as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus-ES através da equipe de Educação em Saúde, são trabalhos de prevenção e controle relacionados aos diversos agravos (doenças), tendo como principal enfoque a Dengue, além de servir como instrumento de pesquisa às escolas e também a toda população.


ATUALIZAÇÃO SEMANAL

DISK DENGUE (27) 997 542 162
PESMS.SAUDESM@GMAIL.COM
DEIXE AQUI SEU RECADO: MURAL DE RECADOS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO AGRAVO DENGUE DE 2009 / 2010 / 2011



Hoje o município apresenta uma situação controlada quanto a transmissão da doença se compararmos com o mesmo período no ano passado, pois apresentou uma redução de 77,5% de notificações, além de não haver registros de casos de dengue grave até a presente data.

Esse índice é devido as campanhas realizadas durante o ano passado, como a Campanha de Verão 2012 e a Mobilização Municipal em abril do mesmo ano, que envolveu todas as Unidades de saúde e as Escolas municipais, grande parcela da população foram sensibilizada sobre o grave problema causado pela Dengue.
As ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde através da Vigilancia Ambiental são diversas, vão desde visitas domiciliares realizadas pelos ACE feita a cada dois meses, como também ações educativas nas Escolas e nos bairros críticos da cidade, realizada pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social- PESMS. Outras medidas tomadas são: o trabalho da equipe de Bloqueio, que atua em determinada localidade onde é detectado o caso da doença, atuando em um perímetro de 50 metros do imóvel notificado, há também a equipe de Ponto estratégico que faz a vistoria e tratamento em locais extremos como oficinas, ferros velhos, cemitérios, depósitos de reciclagem, etc. Além do tratamento nas Unidade de Saúde, Pronto Socorro e no Hospital Roberto Silvares.

Devido a grande busca referente aos dados epidemiológicos sobre o agravo Dengue feita por estudantes, instituições e a própria população em geral, o Programa - PESMS através da vigilância epidemiológica traz dados importantes direcionados a pesquisas. Seguem abaixo tabelas e gráficos, e caso haja alguma dúvida basta entrar em contato: (27) 3767-8545 / pedropaulon.coordpesms@gmail.com / disque-dengue: 0800-283 3763.

 Notificações por mês no município de São Mateus-ES nos anos de 2009 e 2010.

 Notificações por semana epidemiológica no município de São Mateus-ES nos anos de 2009 e 2010.


 Notificações por faixa etária no município de São Mateus-ES nos anos de 2009 e 2010.

 Notificação de dengue distribuídos por sexo no município de São Mateus-ES nos anos de 2009 e 2010.

Classificação final dos casos de dengue no município de São Mateus-ES nos anos de 2009.

Classificação final dos casos de dengue no município de São Mateus-ES nos anos de 2010.






Fonte: SINAN / VE 2012 - SÃO MATEUS-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

DISK DENGUE

DISK DENGUE  (27) 997542162

Qual o seu perfil?

A ÁGUA, AJUDA NA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI QUANDO...

QUANTOS OVOS UM MOSQUITO COLOCA DURANTE SUA VIDA?

O que você espera deste portal?

QUAL NOME DO MOSQUITO DA DENGUE?

COMO PROCEDER AO SENTIR ALGUNS DOS SINTOMAS DA DENGUE?

QUAL SINTOMA NÃO É CAUSADO PELA DENGUE.

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Estudantes da EMEF Marisete Venâncio mobilizados para ação nas ruas

JOGO DE CAÇA AO MOSQUITO DA DENGUE

FUMACE

FUMACE
Equipe do Fumace atuante no bairro de Guriri durante o Verão/2016.

A Prefeitura de São Mateus executou o Programa de Capacitação para os Servidores Municipais neste mês de agosto/2013 e a equipe da Vigilância Epidemiológica ( Claudete Borges, Pedro Paulo Nardotto e Perla Brumatti) marcaram presença. No dia ocorreu a Palestra Motivacional realizada no auditório do Sesc, “Alta Performance e Relacionamento com o Cidadão” ministrada pela Pedagoga Marizinha).

Equipe da comissão da 2ª Conferência Municipal de Juventude "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil". Representante da Saúde: Pedro Paulo Nardotto (Coord. PESMS) e Leones Arezzi Leite (VA)

A primeira ação do Saúde Sem Fronteira foi um grande sucesso. O evento atraiu mais de 300 pessoas no assentamento Zumbi dos Palmares.

RECEITA DE REPELENTE CASEIRO


1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da Índia(10 gr)
1 vidro de óleo corporal (100 ml)

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando cedo e de tarde. Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Passe só uma gota no braço e nas pernas e o mosquito foge do cômodo.

A recomendação final é que você use o repelente, mas reaplique com frequência, sobretudo após entrar na água e se suar muito praticando esporte ou caminhando.


Fonte: www.­saudecomciencia.­com

ORGANOGRAMA DA SAÚDE

CHARGES DA DENGUE

CHARGES DA DENGUE

dica pazinha

dica pazinha
Basta um olhar mais criativo! Pessoal, olha que otimo para catarmos o coco de nossos Aumiguinhos Carentes no Lar!

Puff de pneu

ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO

ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO
Aids - Tabagismo - Alimentação Saudável - Vacinação - Transplantes - Diabetes - Hipertensão - Medicamentos

PARA ACABAR COM O MOSQUITO, AQUI VAI UMAS DICAS !

PARA ACABAR COM O MOSQUITO, AQUI VAI UMAS DICAS !
DENGUE AQUI ELA NÃO VENCE!

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma caminhada para encerrar a campanha Outubro Rosa. Mesmo com o tempo chuvoso a caminhada levou às ruas do Município mulheres, servidores e a população em geral para lembrar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.(Coord. Enf. Renata Rocha). Presença do Prefeito e da Secretária de Saúde.

7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE - 07 REPRESENTANTES, SENDO QUE APENAS 01 FOI ELEITO PARA NACIONAL (2 SUPLENTES).

SIMPÓSIO SUL AMERICANO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE (SSAES) - Equipe das Vigilâncias participando do curso de Picada de animais peçonhentos: cuidado sistematizado. Ministrado pelo Prof. Renato S. Bernils UFES e Drª.Marta Pereira Coelho.

Panfletagem nas redes de supermercados

Estamos de OLHO !

A laboratorista Sra. Eni Campos Menezes analisando as amostras de larvas de mosquito capituradas pelos Agentes de endemias.

ENFª PERLA BRUMATTI MINISTRANDO PALESTRA DE TABAGISMO DURANTE O CIPAT 2011 DO SUPER. RONDELLI

Técnicos da saúde em campanha no dia Mundial sem Tabaco (Luciene,Sheila, Catiucia e Álvaro)

A Enf. Perla Brumatti em destaque com alguns dos integrantes do grupo de tabagismo.

Os coordenadores: Pedro Paulo do Programa de Educação em Saúde (PESMS) e a Enf. Perla do Programa de Tabagismo, marcando presença no evento do CEPAF "Projeto Movimento e Vida".

Palestra sobre Dengue para o grupo de estudantes do SESC- São Mateus. "As crianças são uns dos meios para a multiplicação da informação".

Palestra realizada no PRSM - no dia 27 julho. É o processo de conscientização baseado na universalidade do SUS.

Apresentação do Grupo teatral de tabagismo (AABB). Houve apresentações em três UBS: Sernamby;Morada do Ribeirão e Cohab.

Palestra ao grupo de estudantes do CEIM Paraiso Infantil do bairro Bonsucesso II.

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO TABAGISMO - PALESTRANTE : PERLA BRUMATTI - LOCAL : TRANSPETRO (19/11/2011)

2ª turma do Curso de Gestores do SUS II 2011. Formandos (direita) Rachel Gama; Helaine Motta; Cinthia Valéria Colombi; Pedro Paulo Nardotto e Marizete Gonçalves. Neste dia foi apresentado o Projeto de conclusão do curso.(As formandas Perla Brumatti e Rita Santana, também fizeram parte desta turma.)

A equipe do Bloqueio é uma das medidas utilizadas pelo controle vetorial no combate do Aedes aegypti, a ação dessa equipe são nos locais mais críticos, onde há maior número de infestação, como por exemplo em: Ferro Velho, Cemitério, Oficinas, Valões, etc. Esta equipe é composta por 06 agentes ( Jeferson Pires -supervisor; Edimilson dos Santos ; Rafael Brito; Fernando Pereira; José Andrade e Audir Carneiro)

Ação Saúde no Nativo. A SEMUS participou de mais uma ação em prol do bem estar da população, o coord. das vigilâncias Wagner Pinheiro trabalhou a educação em saúde durante o evento. Estiveram presentes durante evento aprox 300 pess.

Grupo de pacientes do CAPs - Centro de Atenção Psicosocial em apresentação do Dia da Mulher.

As funcionárias da Secretaria de Saúde homenageadas pelo seu dia recebendo flores artesanais confeccionadas pelos pacientes do CAPs.

Neste Verão 2012, na campanha de prevenção à dengue, até o coord. do PESMS entrou no clima da ludicidade, levando a animação às criançadas de Mosquitão da Dengue.

Palestra sobre prevenção ao Tabaco apresentada aos estudantes do Projeto AABB Comunidade, foram senssibilizados estudantes e educadores (88), ministrada pela Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Sra Perla Brumatti.

Entrega dos diplomas aos participantes do 1º grupo do Programa de Tabagismo 2011. (esquerda) a psicóloga Wanessa Poltronieri, a coordenadora do programa Perla Brumatti, a secretária de saúde Mércia M. C. de Holanda, e o Dr. Karisten Soares Martins, juntamente com os pacientes José Fabrisco, Nora Lúcia e Nara.

Reunião Macroregional do Programa Nacional de Controle da Dengue (Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste) no Rio de Janeiro, 1º de março de 2012. Tivemos como representante do Município o Coordenador das Vigilâncias Ambiental e Epidemiologia, o Sr. José de Oliveira, em destaque na foto. É a Secretaria de Saúde mantendo-se sempre atualizada.

1ª Reunião do Comitê realizada no dia 07/03/12 na secretaria de saúde, estiveram presentes representantes da Petrobrás, Regional de saúde, secretaria de Meio ambiente, Educação e Projeto AABB, além do coordenador do programa PESMS municipal e a secretária Mércia. A pauta foi a Campanha do Dia d municipal de combate á Dengue 2012.

Reunião com os coordenadores para ciência da Portaria nº 144/2013 que dispõe sobre o controle de frequência e assiduidade dos servidores da saúde e dá outras providências.

Equipe de captura de animais em ação no município. A Secretaria de Saúde adiverte: Mantenha preso seus animais, animal solto põe em risco a sua vida e todos nós!.

Nesta sexta-feira 10/08/12 foi realizada mais uma palestra à jovens estudantes, objetivando a ampliação do conhecimento dos mesmos quanto ao agravo Dengue. A palestra fez parte do projeto desenvolvido pela professora Jhoelma da EEEFM Américo Silvares, com a temática ambiental. As crianças interagiram bastante e apresentou um ganho satisfatório comentou o palestrante e também coord. do PESMS, Pedro Paulo Nardotto.

DIA MUNDIAL SEM TABACO

DIA MUNDIAL SEM TABACO
Dia 31 de maio de 2012 é o dia de mobilização em nível mundial contra o tabaco. Em São Mateus, a secretaria de saúde desenvolve junto a vigilância epidemiológica o Programa de Tabagismo, coordenado pela Enf. Perla Brumatti. Nessa semana, foi organizado diversas palestras em diferentes escolas, além de uma intervenção urbana em locais de grande movimento na cidade, como no monumento histórico Igreja Velha e no jardim do Banco do Brasil, ambos localizados no centro da cidade, com uso de faixas e cruzes simbolizando cigarros, tem como objetivo sensibilizar a população dos malefícios causados pelo cigarro e também nas inúmeras mortes causadas pelo seu consumo.

PESMS promovendo através do grupo teatral da dengue (AABB) durante a Festa de Exposição municipal 2011 (467 anos São Mateus-ES)

O Aedes venceu o Fenômeno!

O Aedes venceu o Fenômeno!
A Dengue não escolhe sua vítima, se você não jogar contra ele, a vitória será dele!

Essa ideia é bem bacana! "Entrevista da Dengue"... após uma palestra sobre o tema, são escolhidos alguns alunos para uma entrevista com o palestrante, em que é feito perguntas referente a tudo que foi ensinado, assim, analisamos o grau de conhecimento de cada um, tudo de maneira bem divertida. LEGAL NÉ!?

A secretaria de saúde realizou nos dias 28 e 31 de agosto a capacitação de funcionários do Pronto Atendimento (PA) para o atendimento de casos de acidentes com animais. A capacitação foi ministrada pela Veterinária da Vig. Ambiental Andrea Pariz. O objetivo da capacitação é ampliar ainda mais o número de profissionais capacitados no atendimento à população.

Nesta luta contra o mosquito Aedes aegypti as forças partem de todos os lados, dessa vez veio dos DESBRAVADORES, grupo organizado vinculado a Igreja Adventista. A limpeza e eliminação dos criadouros da dengue foram coletados e dado destino correto. "Dengue aqui ela não vence!"

Nos 468 anos o município comemorou seu aniversário e a secretaria de saúde, é claro, não poderia deixar de participar, além de toda uma estrutura de atendimento aos visitantes, o Programa de educação em saúde Fixou diversas faixas com mensagens de alerta quanto a Dengue.

Reunião sobre a Campanha de Hanseníase. Estiveram presentes a coorda. estatual do Programa de Hanseníase, Célia, a coorda. da Vigilância epidemiológica, Perla, a coorda. PACS, Elaine e Andreia da Regional de Saúde.

Reunião realizada no dia 04 de abril de 2013 na secretaria de saúde, entre os supervisores de campo, responsáveis pelas equipes de ACE, presidida pelo coord. PESMS, Pedro Paulo Nardotto, onde foi apresentado o Fluxo de Informação por Localidade, o qual facilitará as relações entre as equipes da Vigilância com as Unidades de saúde. Garantindo mais agilidade e organização das informações referente a Dengue de cada bairro. Dos presentes estão: Elindalva, Elias, Adnéia, Márcio e Joarez, atual supervisor geral das equipes de endemias.

Ação (Prática Pedagógica e Marketing educacional) em parceria com a Faculdade FVC, promovida pela turma do 6º período do curso de pedagogia. A ação foi realizada no bairro Aroeira, no CEIM Brilho do Saber, apresentaram teatro da dengue e palestra.

Palestra sobre Dengue na EEEFM Américo Silvares, no bairro Vila Nova. Ministrada pelo palestrante Pedro Paulo Nardotto, foram dois dias de palestra (30/04 e 22/05) o público de jovens foram bem participativos. Essa é uma das ações permanentes do programa PESMS em levar a informação à população.

CAPACITAÇÃO DE MONEJO CLÍNICO DA DENGUE (MÉDICOS E ENFERMEIROS) MINISTRADA PELA Dra. FABIANA VIEIRA. 49 PROFISSIONAIS CAPACITADOS.